sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ai galera 6º ano o Bizu do TS2.

                                                       Esparta e Atenas (Capitulo 9)


·       ·         Educação espartana iniciava aos sete anos deixava a família, sendo educado pelo Estado que procurava fazer dele um bom guerreiro, ensinando-lhe a lutar, a manejar armas e a suportar as fadigas e a dor. Sua educação intelectual era bem simples.




·         As mulheres na sociedade espartana tinham duas grandes responsabilidades a de cuidar da educação dos filhos e de administrar os negócio das família em caso do homem esta na guerra . 



·         Existem três explicações para essa “paixão” pela arte da guerra. A primeira e a fertilidade das terras espartanas, segunda esta ligada a fundação da cidade realizada pelos Dóris e a última era para manter o numero imenso de escravos   




·         Atenas foi considerada o berço do regime democrático.  Apenas os homens livres  participavam diretamente das decisões tomadas nas assembleias cidades-estados.





·         As cidade-estado atenienses eram organizada socialmente: pela família tradicionais, pelos comerciantes artesões, pequenos proprietário de terra e escravos 






·         Drácon –  O primeiro a tenta um conjunto de Leis, baseado nas tradições e costumes.


Sólon- Trabalho as três áreas  (política, econômica, e social), com objetivo de solucionar alguns problema.


·            Principais características das cidades gregas Atenas evolução política e Esparta intenso militarismo.

  




·         A forma de governo adotada pelos gregos era o modelo de cidades-estados, ou seja, pequenos países independentes não havia centralização do poder.


·       

             Glossário

Política ­ = Arte de bem governar os povos.
Democracia = Governo ou poder do povo.
Monarquia = Um só no poder.
Oligarquia = Poucos no poder.







Nenhum comentário:

Postar um comentário